sábado, 24 de novembro de 2007

TAREFA FINAL DO CURSO (SEGUNDA PARTE)

RELATO COMENTADO DOS TEXTOS ABAIXO:

1-SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO (ITALO CALVINO)

O escritor Ítalo Calvino, relata em seu livro o quanto é importante se entregar a leitura. O leitor deverá encontrar a posição mais cômoda, não se importando como e nem aonde ele vai se acomodar, o importante é que relaxe e se deixe levar pelas emoções do livro. O ambiente deve ser preparado antes da leitura, para que a mesma não seja interrompida. O leitor que será considerado o viajante, iniciará a leitura e se sentirá ‘preso’ de tal modo que não se moverá para fazer qualquer coisa que se faça necessário. Ítalo Calvino, procura aguçar o estimulo das pessoas para que sintam desejo em ler o livro.Ele cita o tempo toda a necessidade de se preparar o ambiente e manter as pessoas bem longe para que o leitor (viajante) não seja incomodado, bem como o fato de estar o mais cômodo possível, pois só assim o leitor será um viajante, que adentrará na história, fazendo parte da mesma.

2-O MILAGRE BRASILEIRO (FAUSTO BÓRIS)

O Milagre Brasileiro foi um período que se estendeu de 1969 a 1973, sendo uma combinação do crescimento econômico exorbitante e as taxas de inflação que ficaram baixíssimas.O que pareceu um Milagre (para alguns), não durou muito, mesmo porque os que estavam a frente se beneficiaram com a situação, enquanto que outros (os menos favorecidos, a classe realmente trabalhadora desqualificada) sequer foram lembrados, pois os programas sociais ficaram esquecidos, pois o PIB (responsável pelo controle de qualidade de vida da população) , mostrava-se em alta, não havendo necessidades dos governantes se preocuparem com ‘isso’.É claro que de certa maneira o “Milagre” foi positivo, pois a partir dele alavancou –se o crescimento industrial (embora trouxesse seqüelas ao meio ambiente, desconsiderado na época). Tudo foi gerado em volta do capitalismo, a palavra chave do ‘Milagre’. Mas tudo não foi tão perfeito o quanto pensava que fosse mesmo sendo ‘Milagre’, tinha os pontos vulneráveis, a dependência do sistema financeiro e do comercio internacional que proporcionavam os empréstimos externos, a aquisição de produtos importados (petróleo) que acabava por deixar o Brasil ‘nas mãos ‘ dos estrangeiros.Muitos sofreram com seus salários minimizados, pois tinham que colaborar mesmo sem querer com para o crescimento do ‘bolo’ que depois seria dividido (para quem? ) entre os poderosos...O que ficou após o Milagre Brasileiro foi o ’caos’, o abandono das classes trabalhadoras desqualificadas gerando automaticamente, o empobrecimento e aumentando as desigualdades sociais.

3-PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL. (CARL SAGAN)

Sem a ciência, ficaríamos baseados no senso comum ou até mesmo em ‘achismo’. A ciência veio para comprovar, investigar os fatos por meio da pratica e teoria decifrando parte do universo ou ate mesmo de pequenas coisas, antes inexplicáveis.Sempre que nos deparamos com levantamentos de hipóteses e checagem para ver se tem sentido determinados fatos, estamos fazendo ciência. E como os seres humanos são muito inteligentes, não se cansam de exercitar e tentar compreender o mundo que o cerca. Há muito a se descobrir nesse imenso Universo, senão se sabe ‘nada’ de um grão de sal, menos ainda da Via Láctea, a dificuldade é a mesma, não importa o tamanho das coisas.Pense na composição do sal, ou melhor, de um grão de sal, para apreciar, de fato sua formação é necessário conhecer os átomos existentes nele, o que caberá um belo estudo de caso.Concordo plenamente com o autor do texto, como poderemos conhecer o Universo por completo, que é tão vasto, se desconhecemos os mistérios de um grão de sal?O que pode ocorrer, é tentarmos imaginar, formular hipóteses para compreender uma parcela dos eventos ocorridos ou provocados no universo. Já que estamos inseridos nesse universo devemos saber que existem leis naturais, regras que servem como norte a seguir. Conhecendo esses fatos, fica bem mais fácil para entender o mundo pratico, ou ao menos tentar.O senso comum e a nossa historia evolutiva colaboram para que compreendamos uma pequena parcela do universo, mesmo ficando boquiabertos com algumas descobertas atem então inexplicáveis. Se todos ficassem só no senso comum, seriam todos muito limitados, pois com os experimentos são levantados as hipóteses, que são confrontadas ate que se chegue ao mais próximo da pratica dos acontecimentos.

ADRIANA

Nenhum comentário: