sábado, 10 de novembro de 2007

RELATÓRIO CIENTIFICO

CARTOLINA GRUDENTA

RESUMO
O trabalho ora proposto comprova por meio de experiência a existência da pressão atmosférica, podendo observar como ocorre o fato a partir de objetos simples.

INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa comprovar a existência da pressão atmosférica. Ao colocar o copo com água e tapa-lo com um circulo de cartolina maior que a borda do copo, verifica-se a presença da pressão atmosférica.

PROCEDIMENTO
Para comprovar a experiência deve-se encher o copo com água. Recortar um pedaço da cartolina (deve ser maior que o tamanho da boca do copo). Deslizar a cartolina sobre o copo, tapando-o. Ao virar o copo de cabeça para baixo e levanta-lo, notará a pressão atmosférica que não deixará a água cair. RESULTADO O resultado é esplendido, pois a cartolina não cai, consequentemente a água permanece no copo, mesmo estando de boca para baixo.

CONCLUSÕES

A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força de baixo para cima na cartolina, maior que o peso da água do copo. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima da água por causa do copo, a água não cai.

BIBLIOGRAFIA Revista Eletrônica de Ciências - Número 4 - Fevereiro de 2002
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/11/cartolinagrudenta.htm

Nenhum comentário: