quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Curso - DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

TAREFA FINAL

"Analise uma proposta de atividade de leitura e escrita e comente as capacidades de leitura e escrita envolvidas na mesma".

Escolhemos para essa atividade Lasar Segal, na obra "Eternos Caminhantes", 1919 (Pintura à óleo sobre tela, 138x184 cm, acervo do Museu Lasar Segall).


1. Apreciação.

Peça ao aluno que olhem atentamente para a reprodução e descrevam o que estão vendo.
O que estas pessoas estão fazendo?
Em que posição estão?
Estão equilibradas no chão?
Que formas geométricas predominam?
De que cor é o fundo?
Quais são as cores das pessoas?
O que há de semelhante entre as figuras?
Quais são as diferenças?

Comentário: Essa sugestão de perguntas que visam ampliar a capacidade do aluno de descrever, analisar, interpretar e julgar imagens, em diversos contextos. O professor deve utilizá-las como ponto de partida e orientar a discussão, sempre tomando as respostas como apoio para a elaboração de questões mais complexas, que serão fundamentais para uma leitura mais aprofundada da imagem.

2. Contextualização.

Na contextualização apresentamos informações que situam a importância da obra analisada no contexto da época e de vida de Lasar SEgall. É possível que aos alunos devolverem as capacidades de localizar informações explícitas no texto, inferir uma informação implícita no texto, estabelecer relações entre informações presentes no texto, identificar a finalidade do texto, estabelecer relação de causa e consequência entre os episódios narrados; estabelecer relações entre este texto e a obra, explorando a intertextualidade, estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, exemplo: Massacre de Judeus por Hitler.

3. Reflexão / discussão.

Indagar:CQual seria o sentido do termo "eternos caminhantes"?
As figuras parecem estar caminhando ou parecem paradas?
Esta imagem se refere à origem e mudança de destino das pessoas. Peça aos alunos que falem a origem geográfica, social, profissional, cultural de seus pais e avós, bisavós ou de um outro membro de sua família.
Por que é importante que um povo tenha sua história expressa e documentada por intermédio da arte?
Quantas nacionalidades você conhece entre os imigrantes que vivem no Brasil?
Quantos tipos de imigrantes você conhece? E de emigrantes?
Nesta classe, qual é a origem das famílias?

Comentário: As informações possibilitam um exercício verbal de análise, reflexão e construção de idéias e temas relativos à obra e suas possíveis associações com aspectos estéticos que estariam sendo experimentados e compartilhados pelo grupo, durante a atividade.

4. Atividade.

As atividades são compostas por idéias que envolvem o fazer artístico, gerando uma produção por intermédio da qual os professores podem avaliar se os conteúdos foram aprendidos. Há também propostas de elaboração de textos analíticos ou poéticos. É possível desenvolver as capacidades de predição, checagem de hípóteses, localização e cópias de informações, comparação de informações e produção de inferências globais.

Um comentário:

Tamara disse...

Professoras, queremos parabenizá-las pelo cumprimento das atividades, pelo compromisso e envolvimento no curso. Esperamos vocês no próximo ano. Abs, Cid e Tamar.