sábado, 24 de novembro de 2007

LETRAMENTO E CAPACIDADES DE LEITURA PARA A CIDADANIA- ROXANE ROJO

TRECHO QUE NOS CHAMOU A ATENÇÃO

“Ler é melhor que estudar”. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras: intelectuais,professores do ensino fundamental, médio e universitário, jornalistas, comunicadores damídia. No entanto, a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, nãochega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação deleitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo aimpedi-la. Ler continua sendo coisa das elites, no início de um novo milênio.

Antes, ler era para a elite, só as famílias mais instruídas e com elevado poder aquisitivo poderiam se dispor de livros em casa (montavam uma biblioteca com grandes clássicos ou histórias...). O que ocorre hoje é a falta de incentivo entre as famílias ocasionando certa obrigatoriedade nessa questão da leitura, acabam por confundir ler com estudar, pois criaram o hábito de ler somente quando solicitado para que façam avaliações.Todos têm de certa forma, acessibilidade a livros, jornais, folhetins... nas bibliotecas públicas mas não se sentem estimulados a ler por prazer. As crianças não têm sua curiosidade aguçada para o descobrimento da leitura.Talvez falte um melhor preparo aos professores para que saibam lidar com essa situação, promovendo estratégias diversificadas, onde a criança possa sentir desejo, prazer nas suas leituras, sentirem vontade em folhear um livro, um jornal, uma revista, estabelecer comparações entre um texto e outro, confrontar com os fatos reais do seu cotidiano, enfim se integrar com os escritores e contextualizar, podendo vivenciar a sua leitura.As famílias também poderiam ter sua participação nessa fala: “Ler é melhor que estudar” , passando aos filhos por meio de praticas, melhor que falar o quanto importante é a leitura, é ter o hábito de ler para o filho, propiciar o contato com livros ou diversos gêneros discursivos... os filhos aprendem muito mais a partir de praticas, como é citado no texto de Roxane.

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