AULA DE GEOGRAFIA
LER E COMPARAR AS INFORMAÇÕES DE MAPAS FEITOS EM DIFERENTES ÉPOCAS
A proposta de leitura e escrita a seguir poderá ser desenvolvida com alunos de 5ª série ou 6º ano
Atividade1-
É interessante que num primeiro momento, seja entregue um Mapa do Brasil (sem identificação e de preferencia sem legenda) para cada dupla de alunos, para que possam observar atentamente e 'decifrar' as informações passadas. Após lerem o Mapa , as duplas realizarão a antecipação ou predição, dizendo ao professor o que acham que o mapa está informando.
É interessante que num primeiro momento, seja entregue um Mapa do Brasil (sem identificação e de preferencia sem legenda) para cada dupla de alunos, para que possam observar atentamente e 'decifrar' as informações passadas. Após lerem o Mapa , as duplas realizarão a antecipação ou predição, dizendo ao professor o que acham que o mapa está informando.
Na sequencia o professor entregará as duplas o mesmo Mapa do Brasil, com legenda e título.
Os alunos realizarão a leitura com atenção e escreverão a checagem das hipóteses para verificar se o que anteciparam estava correto. O professor concluirá que é necessario que leiam as informações contidas nos mapas, pois a partir delas que saberemos o assunto dos Mapas.
Os alunos realizarão a leitura com atenção e escreverão a checagem das hipóteses para verificar se o que anteciparam estava correto. O professor concluirá que é necessario que leiam as informações contidas nos mapas, pois a partir delas que saberemos o assunto dos Mapas.
Capacidade: Antecipação ou predição de conteudos;
Checagem de hipóteses
Atividade 2
Entregar um Mapa politico de 1990 e outro de 1980, pedir para que os alunos observem com atenção e digam quais as diferenças encontradas.
Após lerem com atenção, pedir para que os alunos extraiam informações dos mapas, conversando entre si e com o professor sobre o que os mapas estão representando;
O professor colocará questões para os alunos, de modo que a comparação das informações tenha um significado mais amplo para os alunos - e não seja um mero exercício;
Para melhor entendimento da representação e mudanças ocorridas nos Mapas apresentados será necessario que os alunos leiam biografias e textos informativos relacionados às personagens e fatos da época.
O professor colocará questões para os alunos, de modo que a comparação das informações tenha um significado mais amplo para os alunos - e não seja um mero exercício;
Para melhor entendimento da representação e mudanças ocorridas nos Mapas apresentados será necessario que os alunos leiam biografias e textos informativos relacionados às personagens e fatos da época.
Capacidade: Localização de informações;
Comparação de informações;
Produção de interferencias globais e locais
Atividade 3
Na atividade de comparação entre mapa atual e antigo, as seguintes questões podem ser feitas pelo professor:
Observando o Mapa Politico atual levantar as seguintes questões:
Observando o Mapa Politico atual levantar as seguintes questões:
O que está representado nesse mapa?
Como vocês acham que esse mapa foi feito?
Esse mapa representa o mesmo lugar que o mapa antigo?Que informações novas traz?
Qual deles parece ser o mais antigo?
Quais seriam as intenções das pessoas que fizeram esses mapas?
Como será que esse mapa foi feito?
Como vocês acham que esse mapa foi feito?
Esse mapa representa o mesmo lugar que o mapa antigo?Que informações novas traz?
Qual deles parece ser o mais antigo?
Quais seriam as intenções das pessoas que fizeram esses mapas?
Como será que esse mapa foi feito?
Observando o Mapa Politico antigo levantar as seguintes questões:
O que está representado nesse mapa?
Quais as diferenças que existem entre um mapa e outro?
Qual deles parece ser o mais antigo? E o mais recente?
Quais seriam as intenções das pessoas que fizeram esses mapas?
Comparando os mapas com as informações obtidas nas biografias e nos textos informativos, quais foram os motivos das modificações?
Quais as diferenças que existem entre um mapa e outro?
Qual deles parece ser o mais antigo? E o mais recente?
Quais seriam as intenções das pessoas que fizeram esses mapas?
Comparando os mapas com as informações obtidas nas biografias e nos textos informativos, quais foram os motivos das modificações?
Capacidade: Percepção de relações de intertextualidade (História e Geografia);
Percepções de outras linguagens (imagem- Mapa);
Recuperação do contexto de produção do texto;
Comparação de informações
Adriana
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