quinta-feira, 25 de outubro de 2007

AVALIAÇÂO

AVALIAÇÂO DO MÒDULO I ( Respostas)

1 A primeira unidade contemplou os objetivos propostos de desenvolver competência e habilidades no contexto de letramento geral e digital promovendo a familiarização e aperfeiçoamento da mídia na educação.

2. O compartilhamento sempre promove o enriquecimento das práticas pedagógicas no sentido de estar relacionado com a formação do professor.

3. Podemos dizer que é uma nova experiência que tem nos causado em alguns momentos medos e angustias e, em outros alegrias e satisfações.

4. Não tínhamos muita noção sobre a diversidade de gêneros textuais e não textuais.O conhecimento sobre o tipo de gênero atua nas capacidades envolvidas nas práticas de leitura e escrita.

5.A possibilidade de exploração dos conceitos de esferas e de gêneros do discurso promovem a ativação de muitas capacidades que envolvem o reconhecimento e resgate de conhecimento, capacidades lógicas, capacidades de interação social, etc.

6.Em nossa escola temos nos esforçado de forma conjunta para desenvolvermos um trabalho de forma interdisciplinar que supere o estagio da decodificação textual e passe para o estágio da compreensão possibilitando ao aluno a reconhecer a intenção e o significado dos textos.

Pesquisa sobre gêneros discursivos

Relato de Experiência Científica
É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros." (UFPR, 1996)


Romance Policial
O romance de enigma faz parte da gênese do próprio gênero policial, que desde então se desenvolveu e ganhou suas atuais características. Desde os primeiros contos policiais de Edgar Allan Poe até o falecimento daquela que foi umas das mais prolíficas escritoras do gênero, Agatha Christie (1891-1976), o romance de enigma, também denominado romance policial clássico, foi produzido ininterruptamente, por mais de um século, conquistando seguidores de seu modelo em diversas partes do mundo (inclusive no Brasil, na figura do contista Luís Lopes Coelho).
Uma das principais características do romance de enigma é a formalidade, que está presente em toda a literatura de massa, como já foi apontado por Tzvetan Todorov, para quem a “grande obra” é aquela que cria seu próprio gênero, transgredindo as regras até então aceitas em seu tempo.

Charge Jornalística
As charges, como conhecemos hoje, são herdeiras do jornalismo ilustrado surgido na Inglaterra e na França dos séculos XVII e XIII, têm suas raízes igualmente fincadas na iconografia da Idade Média, quando surgíramos primeiros gráficos caricaturais de humor.

Boletim de avaliação de aluno

O boletim é dividido por disciplinas e há uma lista de tópicos a serem avaliados. Há comentários sobre as atividades extra-curriculares cumpridas durante o decorrer do período escolar,

O livro que marcou a minha vida

livro:"A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.
autor: Rubem Alves.
Este livro foi muito marcante para nós pois a leitura realizada pelo corpo docente motivou a uma reflexão sobre nossa realidade e novas possibilidades para a construção de uma escola onde os atores sociais se sintam realizados, satisfeitos e felizes.
A Narrativa aborda uma experiência do próprio autor sobre uma visita realizada à Escola da Ponte, em Portugal.Enfoca suas emoções diante de tal vivência como sendo maravilhosas e capazes de transformar seu olhar para a educação.Nessa escola, os alunos desenvolvem atividades de pesquisa, trabalhos cooperativos em espaços compartilhados que permitem a conquista de uma autonomia verdadeira.Os professores aparecem como mediadores do processo de construção da aprendizagem como uma possibilidade real e concreta.A experiência narrada supõe uma vivencia educacional possível em que os alunos tornam-se protagonista de sua própria história durante toda a sua vida, segundo o autor.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

CAPACIDADES DE ESCRITA - PROPOSTA A E B

Capacidades de escrita proposta A e proposta B.

A proposta A favorece uma escrita estanque na qual o aluno não precisa necessariamente compreender o texto , apenas identificar informações.

A proposta B supõe um procedimento de escrita no qual o aluno seja capaz de argumentar de forma consistente sobre o tema em função das atividades de pesquisa e contextualização proposta na atividade.

CAPACIDADES DE LEITURA ESPECÍFICAS DE CADA PROPOSTA

Capacidades de Leitura – Proposta A
- Localizar informação explícita no texto.
- Inferir, a partir de elementos presentes no texto, o posicionamento do autor.
- Posicionar-se sobre fatos narrados a partir de elementos presentes no texto.

Capacidades de Leitura – Proposta B
- Inferir uma informação implícita no texto.
- Reconhecer o efeito do sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais.
- Estabelecer relações entre informações presentes no texto.
- Estabelecer relação de causa e conseqüência entre episódios narrados.
- Estabelecer relações entre este texto e outros, explorando a intertextualidade.
- Estabelecer relações entre informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente.

CAPACIDADES DE LEITURA - PROPOSTA a E CAPACIDADE DE LEITURA - PROPOSTA B

Análises da Proposta de Leitura do Texto: “Milagre Brasileiro”
A proposta A não sugere situações que levem o aluno a reflexão, análise e comparação. Apenas, permite ao aluno identificar por meio da leitura as partes explícitas do texto que se encaixam nas perguntas elaboradas.Mesmo, no momento em que se questiona a opinião do aluno sobre a idéia abordada no texto não se permite nenhuma construção muito significativa porque limita-se a leitura do texto.
A proposta B, em nossa análise seria a melhor forma de apresentar o texto ao aluno para que ele possa compreender de forma contextualizada as idéias do autor.
Esta proposta supõe uma forma de trabalhar o texto que assegura mecanismo de pesquisa por meio de entrevista, estabelecimento de relação entre passado e presente como uma forma de construção de conhecimento. Por meio do compartilhamento, supõe o enriquecimento de diversos pontos de vistas sobre o tema abordado. Assim, possibilita que os alunos desenvolvam um conhecimento histórico possibilitando um melhor dimensionamento da realidade na qual inseridos estão inseridos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Gêneros na Área de conhecimento e na disciplina que atuamos.

CHT e Geografia : Científicos, jornalísticos, didáticos , informativos, explicativos, artigos de opinião, cinematográfico, leitura de imagens, etc. ( Adriana)

LCT e Artes: Informativos, didáticos,leituras de imagens, histórias em quadrinhos, sinopses de filmes, relatos, entrevistas, publicações, lendas, narrativas teatrais, biografias, científicos e musicais. ( Alessandra)

Depoimento de Leitura e Escrita

A Leitura nos proporciona uma situação de estar em contato com outras realidades, outras lentes de análises, outras dimensionamentos científicos que nos permitem estabelecer relações entre o que eu vejo e sou com o que estou me transformando no processo vivenciado. A Escrita é uma das etapas do processo que podemos identificar amadurecimento cognitivo proporcionado pela etapa da leitura.

Depoimento de Leitura e Escrita

A Leitura nos proporciona uma situação de estar em contato com outras realidades, outras lentes de análises, outras dimensionamentos científicos que nos permitem estabelecer relações entre o que eu vejo e sou com o que estou me transformando no processo vivenciado. A Escrita é uma das etapas do processo que podemos identificar amadurecimento cognitivo proporcionado pela etapa da leitura.

Gêneros, objetivos e capacidades envolvidos na compreensão e produção de texto.

- Ativação do conhecimento de mundo.
- Checagem de hipóteses.
- Generalizações.
- Produção de inferência global.
- Recuperação do contexto da produção do texto.
- Percepção de outras linguagens.
- Elaboração de apreciação estética e/ou afetivas.
-Elaboração de apreciações relativas a valores éticos/e ou políticos.

Retomada do Fórum: Ler escrever deve ser um compromisso de todas as áreas?

Existem diversos textos que são apresentados a todo o momento em nosso cotidiano como uma forma de comunicação e intersecção com leitores. No entanto, esta relação só se concretiza no ato da leitura a qual se desenvolve a partir de várias habilidades cognitivas que devem ser desenvolvidas independentes das fronteiras das áreas de conhecimento. É necessário que todas as disciplinas estejam focadas na formação de um sujeito leitor e construtor de texto e de sentidos.

Texto e Leitura – respostas das questões propostas

a)O que é texto?
Entendemos como uma composição sistemática de palavras, imagens e formas que apresentam um sentido demonstrativo e interpretativo.

b) Do que depende a compreensão de um texto?
Quando a apresentação do texto em suas diversas formas seja responsável pela produção de significados capaz de viabilizar uma relação compatibilizada entre texto e o leitor numa relação capaz de desencadear sentidos.

Sinopse do Livro “ Se um viajante numa noite de inverno”

Nesta obra-prima de engenhosidade, publicada originalmente em 1979, o inquieto escritor italiano realiza uma verdadeira proeza - unir as preocupações complexas da vanguarda literária com a fluência narrativa de um bom romance tradicional. O personagem principal é o Leitor que compra este livro e se instala confortavelmente para lê-lo. É uma história cheia de mistério que se inicia numa estação ferroviária enfumaçada, mas quando o Leitor começa a se empolgar, ela se interrompe - há um erro de encadernação no livro, que repete até o fim as mesmas páginas iniciais. É preciso voltar à livraria e trocar o exemplar para prosseguir a leitura. O exemplar seguinte, conta uma outra história, que tal como a primeira, se interrompe por problemas de encadernação. Nessa busca da satisfação do prazer da leitura, o Leitor enfrenta situações absurdas, personagens bizarros, vive situações cômicas e conhece uma misteriosa Leitora, por quem se apaixona.

Biografia de Calvino

Nasceu em Santiago de Las Vegas, Cuba, em 1923, tendo ido logo a seguir para a Itália. Participou da resistência ao fascismo durante a guerra e foi membro do Partido Comunista até 1956. Em 1946 instalou-se em Turim, onde doutorou-se com uma tese sobre Joseph Conrad. Publicou sua primeira obra, Il sentiero dei nidi di ragno, em 1947. Com O visconde partido ao meio, lançado em 1952, o autor abandonou o neo-realismo dos primeiros livros e começou a explorar a fábula e o fantástico, elementos que marcariam profundamente a sua obra. Nos anos 60 e 70 aprofundou suas experiências formais em livros como As cidades invisíveis e Se um viajante numa noite de inverno. Considerado um dos maiores escritores europeus deste século, morreu em 1985. Entre os livros publicados mais recentemente, estão 'Os nossos antepassados' (1997),'Se um viajante numa noite de inverno' (1999), e as obras póstumas 'Sob o sol jaguar' (1995) e Seis propostas para o próximo milênio (1990).

Antecipação ou predição do título do livro de Calvino : “Se um viajante numa noite de inverno”

Na leitura pensamos em nos deparar com uma situação onde exista um viajante que está numa região muito fria, diferente de seu contexto habitual. Assim, fica muito evidenciada a diferença de temperatura dos lugares diferentes. Esta diferença poderá ser traduzida por meio de situações inusitadas que deverão ser narradas pelo autor, focando o protagonista da história, ou seja, o Viajante.

Paródia baseada no trecho do livro de Calvino.

Não que você vá encontrar algo de especial nesse livro. Muitos leitores preparados já leram e afirmaram que ele não tem nada de nada. Mas muita gente, nova e velha, já se inspirou em suas histórias e viveram experiências extraordinárias – em casa, na rua, na praia, em muitos lugares inusitados. Talvez, você não. Pois nessa leitura achou tudo de pior que imaginou. Não iria transferir experiências traumáticas para a vida privada, questões gerais ou mesmo para os problemas do mundo. Preferiu renunciar a este livro e partir para outro mesmo que a leitura possa ir bem ou mal, mas o risco da desilusão é menos grave.

Relato de Experiências

Ao fazer inscrição para o curso, Desenvolvendo as Capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes áreas de Conhecimento pensávamos no curso capaz de nos fornecer conhecimentos técnicos e científicos que nos auxiliassem na forma de organizar e trabalhar atividades nas nossas aulas.Entretanto, já na primeira aula percebemos que as hipóteses prévias iam além de nossas iniciais expectativas.Nos deparamos com experiências que envolveram o desenvolvimento de uma linguagem informacional proporcionando a construção de um saber que se aproximasse de um mundo virtual já tão presente em nosso cotidiano pedagógico. Assim, podemos atender ainda mais as necessidades atuais do aluno.

Fórum de discussão: A Leitura e a Escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas?

Acreditamos que é por meio de um ensino baseado na interpretação e produção de diversos gêneros textuais que a sala de aula pode constituir num espaço não só reprodutor, mas transformador de sentidos e sujeitos numa ação de interação. Nos como educadores temos de nos empenhar para que a transformação ocorra independente de disciplina que atuamos, pois sem os aspectos cognitivos da leitura não podemos mediar qualquer compreensão.