quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Produzindo textos pertecentes a gêneros de diferentes esferas

Crônica literária

Há relatos que entram na memória e que nunca mais são esquecidos. Mas o que experimentara naquele momento era diferente de tudo que sentia antes. O Cenário inicial era comum e cotidiano. Resisti, mas abri os olhos, consultei o relógio da cabeceira com a impressão de estar como sempre, atrasada. Levantei e caminhei até o banheiro, apesar de minhas pernas não estarem correspondendo totalmente aos meus comandos. Sento no vaso sanitário e sinto-me aliviada. Tento reagir à vontade delirante de voltar para cama. Passo a etapa da escovação dentária acompanhada por um leve lavar de rosto. A vontade de retornar para cama ainda persiste, contudo há um demônio dentro de mim que não me permite vagabundear. Já tentei matá-lo várias vezes, inutilmente. E assim, resta-me render ao impulso sustentado por um mundo simbólico que me fez acreditar que “o trabalho enobrece o homem”.
Decido-me, como todos os dias, ir para o trabalho. Ouço a campainha da porta. Enxugo o rosto e saio rapidamente do banheiro, parece que o diabo naquele dia estava decidido Nem tomei o cuidado de olhar pelo olho mágico e simplesmente abri a porta. Esperava qualquer um, mas não aquilo. Um homem caído na soleira. Fico a espreita com um olhar em torno do ambiente. Esperava por alguém que iria me fazer entender aquilo. Esperara em vão. Não há ninguém mais no corredor. Penso em entrar fechar a porta e esquecer tal episódio. Não consegui. Eu não me permitiria ficar indiferente. Então me abaixei e toquei naquele corpo de homem que em minha percepção era um cadáver. Olhei perto do rosto dele e o reconheci. Apesar da perplexidade e do medo que havia se instalado em mim, chamei alto seu nome. Mas não houve reação. Insisti no toque e no chamado. Mas nada aconteceu. Decidi por outra estratégica na esperança de haver tempo para o socorro. Corri em direção ao telefone e liguei para a central de polícia.
O guarda que me atendeu demorou uns quinze minutos para entender o que eu dizia e acreditar na narração. Contudo, em meia hora a frente de minha casa foi tomada por policiais e curiosos. Os fatos eram tratados com naturalidade.Tudo parecia apenas mais um episódio da vida. Apenas um corpo abandonado numa porta sem nenhuma explicação torna-se aparentemente banal. Mas se pensamos em Marcos, um senhor aposentado, um homem comum que enfartou em função de um susto causado por um assalto de migalhas de reais, poderia transformar os fatos num enigma para a existência. Um caminho para a revolução mental capaz de suscitar revolução econômica e política para a humanidade.

Esferas de atividades e os gêneros do discurso

Atividade proposta dia 20/09/2007
Atividade 1/ Análise das imagens relacionando as esferas das atividades humanas e os gêneros do discurso.

Figura – Congresso Nacional
Esfera : Política
Atores envolvidos: Deputados , senadores , membros do governo.
Interesses/ Perspectivas :Aprovação de Leis, determinações políticas e jurídicas e ementas
Exemplo de atividades realizadas na esfera : votação e disputa de poder.
Gêneros em circulação :: Assembléia, debate regrado e diálogo argumentativo.

Figura – Diário de Notícias
Esfera : Jornalística
Atores envolvidos: Redatores, editores, repórteres, jornalista e fotógrafos.
Interesses/ Perspectivas : Divulgar informações , notícias em gerais .
Exemplo de atividades realizadas na esfera : Investigação, pesquisa,entrevistas, produção de texto e fotografias.
Gêneros em circulação : Artigo de opinião,carta de leitor,textos explicativos, notícia, reportagem,piadas, adivinha, crônica social e esportiva.

Figura – Laboratório de Química
Esfera : Científica
Atores envolvidos: pesquisadores e técnicos das área.
Interesses/ Perspectivas : Desenvolver pesquisa para avançar o conhecimento científico, realizar experiências e medições.
Exemplo de atividades realizadas na esfera : Investigação, pesquisa , manipulação de elementos químicos e experimentos mais simplificados.
Gêneros em circulação : relato de experiência, relatório científico e instruções de montagem.

Figura – sala de Aula
Esfera : Pedagógica
Atores envolvidos: Professores, alunos, funcionários e gestores.
Interesses/ Perspectivas: Desenvolver conhecimento cognitivo e afetivo.
Exemplo de atividades realizadas na esfera :Análise e produção de textos,confecção de mapas e obras de arte, experiências científicas, atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, exercícios físicos, atividades relacionadas ao mundo da informática e atividades lúdicas.
Gêneros em circulação : Texto expositivo, exposição oral, seminários, comunicação oral, palestra, texto explicativo, resumos de textos, relatórios científicos, textos de opinião, regras de jogo, comandos diversos, narrativas e contos.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Expectativas do Curso

Diante de um curso que se propõe desenvolver as capacidades de leitura e escrita na contemporaneidade , as expectativas são bastante altas pois envolve desenvolvimento profissional e novas possibilidades de visão da própria existência em tempos de globalização.
Pensamos que a contribuição dessa experiência deverá ir além do que poderíamos vivenciar como prática e reflexão no limites da vivência escolar.Temos certeza que sairemos satisfeitas.

Perfil

Somos professoras na mesma escola preocupadas com o desenvolvimento afetivo e cognitivo de nossos alunos. Dessa forma, procuramos sempre nos atualizar focando a melhoria de nossas práticas pedagógicas cotidianas por meio da reflexão na ação.
Ale é mais introvertida, muitas vezes parece brava mas não é.Extremamente engajada nos assuntos de educação, torna-se uma de nossas principais alavancas para o processo de motivação da nossa equipe. Ah! também está sempre chique. Muito dedicada e compromissada com sua profissão, já fez seu gato sentir-se orfão e sem identidade de lugar.
A Drica é mais baixa, porém mais extrovertida.Gosta muito do que faz, as vezes seu casamento entra em crise pois esquece que tem casa.Muito alegre, dinâmica , procurando sempre valorizar no outro o que ele tem de melhor e o de pior compartilhar para que seja diluido. Sente a equipe de trabalho como seus amigos, compartilhando com eles inclusive suas tristezas mais íntimas.